RCC Diocese de Divinópolis

#Grupo de Oração

Encontre Grupo de Oração

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica; é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais.

Grupo de Oração Amor de Deus em Ação

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração, para que se cumpra a promessa feita tanto para os homens de ontem, quanto para os de hoje: “ acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Joel 3,1a).

É a expressão máxima e principal da RCC e acontece em três momentos distintos: Núcleo de Serviço, Reunião de Oração e Grupo de Perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc.

, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo.

É o terreno fértil para acontecer a prática dos Carismas e por isso é o lugar privilegiado do resgate e da experiência pentecostal pessoal de cada um dos seus participantes.

No Grupo de Oração, bem como em qualquer reunião da RCC, deve acontecer o chamado Ciclo Carismático, que consiste na oração e louvor, oração em línguas, escuta profética, profecia e louvor em resposta à ação divina.

Na reunião de oração acontece a expressão principal de evangelização querigmática que, conforme sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto de comunhão, participação, obediência e serviço.

Pessoas engajadas na RCC, líderes e servos – através de encontros, orações e formação – buscam “fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a família, com a Igreja e a comunidade”.

A Renovação Carismática, e por consequência o Grupo de Oração, é um projeto do próprio Espírito Santo para ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, difundindo a cultura de Pentecostes, através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus.

A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.